História da Sociedade Espírita Harmonia e Luz

 

Uma breve história da Sociedade Espírita Harmonia e Luz.

     A Sociedade Espírita Harmonia e Luz teve início a partir de um grupo de pessoas que já trabalhavam em uma Casa Espírita da cidade.

 

     Acharam por bem afastarem-se da referida casa para formar um novo grupo com a finalidade de estudar com maior dedicação a Doutrina Espírita, pois na outra casa estavam mais voltados para a prática dos fenômenos espirituais.

 

     Esse pequeno grupo realizava seus encontros na residência de um dos integrantes, com o objetivo de estudar com mais empenho e dedicação os postulados espíritas.

 

     Esses encontros semanais aconteceram mais ou menos pelo período de 1 ano.

 

     Sentindo a necessidade e o envolvimento com o estudo, resolveram mudar para um espaço maior, para melhor conduzir os estudos e acolher novos membros que se juntavam ao grupo.

 

     Então em 13 de Dezembro de 1979 o grupo se reuniu para compor e eleger a 1ª diretoria da Sociedade Espírita Harmonia e Luz, ficando assim constituída:

 

Presidente: Erotildes Silva dos Santos

Vice-Presidente: Zeno José Schoroeda

1º Tesoureiro: Amarílio Tessari

2º Tesoureiro: Wilson Woschov

1ª Secretária: Eneyda R. Araujo

2ª Secretária: Dalva Schmidt Lempek

 

     Ficou acertado que a cada dois anos a diretoria seria renovada;

 

     Nesta mesma data, também ficou acertado os planos de trabalhos, ampliando assim o atendimento, não aberto ao público, mas às pessoas que procuravam orientação com algum membro do grupo.

Trabalhos esses:

- Estudo Mediúnico;

- Evangelho nos Lares;

- Grupo fechado de Irradiação e Preces

 

     Também em seguida foi elaborado e aprovado o Estatuto da Sociedade Espírita, seguindo o modelo dos estatutos da FERGS, adaptando às condições e necessidades da casa. Igualmente elaborado o regimento interno, para melhor desenvolver os trabalhos com a formação dos Departamentos. Foi encaminhada e recebida pela FERGS a documentação necessária para o registro junto à mesma.

 

     Assim deu-se o início da trajetória da Sociedade Espírita Harmonia e Luz, denominação essa sugerida por um dos membros do grupo, aprovada de imediato por todos os demais.

 

     Por um lado os trabalhos realizados estavam atendendo as expectativas, porém surgiram os problemas financeiros para atender as primeiras necessidades físicas da casa e devido ao reduzido número de contribuintes havia a necessidade de ampliar essa contribuição, através da criação do sistema de sócios efetivos e sócios contribuintes.

 

     Os poucos contribuintes existentes continuaram com a tarefa, acreditando sempre que já estava elaborada no Plano Espiritual e não faltaria o amparo da Espiritualidade Maior.

Mas, para a continuação dos trabalhos já em andamento e produzindo bons resultados, mais uma vez surgiu a necessidade da procura de um novo local, mais adequado para a ampliação dos trabalhos de assistência espiritual, conforme já estabelecido nos estatutos e também abrindo a oportunidade do atendimento ao público em geral e possivelmente o aumento do quadro associativo.

 

    Em maio de 1981 a Sociedade Espírita Harmonia e Luz instalou-se na Rua Garibaldi, 920, na área central da cidade.

 

      O estudo sempre esteve em 1º lugar e os demais trabalhos foram conduzidos conforme a necessidade apresentada e conforme o número de trabalhadores que, eram poucos, mas todos dispostos a levar a tarefa à frente com alegria e, a certeza de que o objetivo seria alcançado, acreditando sempre na ajuda da Espiritualidade Maior.

 

Entre os trabalhos realizados na casa, com a sua devida importância, havia um que ainda não existia, mas, no momento oportuno, com novos trabalhadores (tarefeiros) se apresentando, foi criada a Evangelização da Infância. Os novos integrantes eram jovens e foram convocados e preparados para esta nova e sublime tarefa, de importância fundamental para o desenvolvimento do ser humano no seu crescimento espiritual, pois na criança e no jovem está o terreno fértil à espera da semente do Evangelho de Jesus.

 

     A preocupação daqueles que estavam na direção e coordenação da sociedade Espírita harmonia e Luz sempre foi chamar a atenção para os objetivos essenciais e primordiais desta casa espírita, ou seja:

 

- Estudo e Divulgação da Doutrina Espírita, não importando o número de participantes, mas, a qualidade. Era sempre reforçada a importância do comprometimento dos trabalhadores com a doutrina e com a casa espírita. Outra ênfase era a importância também fundamental da união dos trabalhadores.

 

     Dentre esses objetivos a S. E. Harmonia e Luz sempre procurou estar presente nas atividades junto ao Movimento Espírita da cidade, bem como, junto à FERGS, buscando e seguindo suas orientações; buscando conhecimento na troca de experiências com os demais companheiros e unidos no mesmo ideal. Um desses momentos era a Semana Espírita de Caxias do Sul, organizada pela UME (União Municipal Espírita) juntamente com as casas espíritas da cidade e região. A S. E. Harmonia e Luz não podia ficar de fora desses encontros, até porque, nossa presidente Erotildes Silva dos Santos que esteve nesse encargo por muito tempo, também exercia o cargo de presidente da UME; então tínhamos que estar todos juntos nestas atividades que, nos davam a oportunidade de buscar mais conhecimento que a doutrina nos oferecia.

 

     Sempre que surgia o interesse de trabalhadores da casa para implantação de trabalhos práticos da mediunidade e tudo o que envolve esta atividade, primeiramente vinha a orientação para o estudo; estudar as obras básicas, depois, com mais conhecimento, formavam-se os grupos para o exercício desta atividade de mediunidade e passes;

 

Com essa orientação foram surgindo os grupos:

- Grupos de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE);

- Grupos de Estudo e Desenvolvimento da Mediunidade.

 

     Sempre havendo a ressalva:

Todos tínhamos que participar dos grupos de estudos do ESDE, independente da atividade escolhida para exercer na casa.

 

     Esses objetivos da Sociedade Espírita Harmonia e Luz e orientações sobre um trabalho feito com seriedade, era o que levaria a sociedade, num futuro bem próximo, receber um presente, vindo do plano espiritual, na pessoa do Sr. Divino Cavion; Este senhor abençoado por Deus, possuía um terreno no Bairro Esplanada, que pretendia doar a uma Entidade Espírita.

 

     Durante uma Assembleia Extraordinária da UME na Sociedade Espírita Jesus de Nazaré, com essa finalidade, foi sugerido pelo doador e aprovado por todos os presentes, que pelo prazo de 1 ano o imóvel seria cedido à S. E. Harmonia e Luz. Findo esse prazo e uma vez constatada a utilização deste imóvel para atividades de um centro Espírita, o mesmo seria doado definitivamente à Sociedade  Espírita Harmonia e Luz.

 

     Assim, a nossa casa, o Harmonia e Luz, mais uma vez trocou de endereço, mas agora seria definitivo, onde está até hoje localizada.

 

     O começo no novo endereço não foi fácil. Foram necessárias conclusões no acabamento final do prédio, ficando os mesmos a cargo da sociedade beneficiada.

 

     Feita a mudança num sábado, na semana seguinte iniciaram os trabalhos que seriam realizados somente à noite, ficando assim:

 

- 3ª feira à noite:

* Reunião Doutrinária

* Atendimento Fraterno

* Passes

 

- 4ª feira à tarde:

* Reunião de Estudos

* Evangelização da Infância e da Juventude

 

- Sábados à tarde:

* Evangelização da Infância e da Juventude

 

     A Evangelização da Infância e Juventude se tornou o ponto alto dos trabalhos da casa, devido ao grande número de crianças que nas quartas feiras e sábados compareciam às aulas de evangelização, pois, após o término era servido um lanche e a maioria das crianças eram muito carentes e compareciam às aulas na espera de receber um lanche.

- ‘‘Tia, vai ter lanche hoje?’’

 

     Através do material fornecido pela FERGS iniciaram os Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita (ESDE).

 

     O grupo de estudo e exercício mediúnico foi suspenso por tempo indeterminado por falta de segurança em frente ao prédio, pois era uma região muito conflituosa, onde irmãos em desequilíbrio procuravam desarmonizar o ambiente na tentativa de furtar os carros estacionados em frente ao prédio, problema esse, que levou algum tempo para ser resolvido.

 

     Diante disso, iniciou-se o planejamento para as reformas necessárias no prédio, ou seja, a canalização do riacho que passava embaixo da casa, melhorar a entrada na frente e uma futura ampliação, já que havia espaço nos fundos.

 

     Para que os trabalhos ficassem mais organizados foram criados os seguintes departamentos:

• Departamento de Assistência Espiritual

• Departamento de Assistência Social

• Departamento da Infância e Juventude (DIJ)

 

    Todos esses departamentos estavam previstos nos estatutos da sociedade. Nesse mesmo período foi concretizada a doação definitiva do prédio pelo Sr. Divino Cavion para a Sociedade Espírita Harmonia e Luz.

 

     E a história da casa foi se formando com o passar do tempo; trabalhadores que deixavam a casa, mas, ao mesmo tempo novos trabalhadores chegavam, sempre entusiasmados, cheios de vontade e dedicação foram construindo a história da Sociedade.

 

     O tempo foi transcorrendo como devia ser, dificuldades financeiras surgiam, mas logo em seguida eram superadas por irmãos que se empenhavam em contribuir, pois acreditavam no trabalho que estava sendo realizado. A casa era uma luz que irradiava na rua, no bairro e trazia conforto espiritual, não só aos próprios trabalhadores, mas a todos que procuravam a casa em busca de socorro.

 

     Acreditamos que toda casa espírita deve enfrentar problemas com questões financeiras e relações pessoais, enfim, problemas que surgem e se não houver firmeza e habilidade na resolução, esses problemas podem se tornar muito difíceis de resolver.

 

      A Sociedade Espírita Harmonia e Luz também passou por momentos de turbulência; num determinado tempo a casa foi procurada por um grupo de irmãos vindos de outra casa espírita, que desejavam realizar trabalhos de "desobsessão" e como a casa não tinha esse trabalho achou-se por bem conceder essa oportunidade, porém, não foi uma escolha correta.

 

     Fazia parte desse grupo pessoas que desenvolviam trabalhos que não eram condizentes com as normas da Doutrina e estavam fora dos objetivos da casa, praticando terapias não contidas nas obras espíritas.

 

     Foi uma situação difícil de ser contornada e houveram momentos que quase nos fizeram desistir de um trabalho construído por pessoas que lutaram, perseveraram para nos deixar essa casa maravilhosa.

 

     Esse legado deixado por pessoas que batalharam incessantemente para alcançarem os objetivos, resultou no propósito maior, onde houve um resultado final para ter continuidade e isso estava nas nossas mãos.

 

     Então houve a necessidade de a diretoria da sociedade solicitar que o grupo se retirasse. Foi uma decisão que exigiu posição de firmeza e coerência.

 

     Graças a Deus, depois de muitos embates e confrontos a situação foi resolvida; graças também à união dos trabalhadores que não se deixaram envolver pelas forças negativas; trabalhadores unidos nos objetivos da casa. Esse momento foi enfrentado com fé, acreditando que os protetores espirituais estavam junto, ajudando para que o trabalho continuasse na paz, na harmonia e na luz.

 

     É importante manter a união, a tolerância e a perseverança diante da causa que abraçamos e, para atingirmos os objetivos que nos propomos é preciso:

 

     Fé, Solidariedade e Trabalho!

 

 

HOMENAGEM A

Erotildes dos Santos  e  Luthier Eneyda

 

Confira

CENTRO ESPÍRITA

Conheça a doutrina espírita, seja nosso convidado(a), estude, aprimore-se. Faça a caridade sempre!

Nosso Pix

Endereço - Mapa

Veja como chegar aqui.

Rua Mansueto Pezzi, 1904  Esplanada

95098-310 - Caxias do Sul - RS

atendimento@harmoniaeluz.com.br

Mapa dos Centros Espíritas no Brasil

© Copyright 2025  Harmonia e Luz  -  Todos os direitos reservados.